terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Ano Novo, Coragem Nova!

É impressionante a esperança que nos toma com a chegada de um novo ano. Novos planos surgem ou até mesmo velhos planejamentos vêm à tona para colocarmos em prática tudo o que desejamos. Seja um novo emprego, mudança de cargo, estudos, casamento, filhos, emagrecer e até mudar o visual. Parece que 12 meses é tempo suficiente para concretizar esses planos, porém, quando não dá certo, nós desanimamos e nada melhor que um novo tempo para nos impulsionar. O ano novo chega e a gente renova as forças, recarrega a energia e recomeça ou começa com novos projetos.
É estranho, mas é mágico!

Por isso, vou mencionar um texto de Carlos Drummond de Andrade, que traduz bem o que quero dizer:

Cortar o tempo
"Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente."

Mas claro, como qualquer ser humano temos os nossos medos, nossos receios, apesar de ter uns bem corajosos por aí, acredito que os que temem ainda são a maioria, seja por reflexo daquilo que não conseguiu concretizar ou por trauma de algo que arriscou e desmoronou.
Portanto, independente do tempo que tivermos para concretizar os nossos planos, não deixemos nos abater, vamos nos apoiar na esperança do amanhã, nem que seja na magia do novo ano.
Veja pelo lado bom, ainda bem que estamos no começo!

Para finalizar, deixo um texto afim de nos impulsionar e nos encorajar, pois vontade nós temos, mas precisamos ter coragem. Digo isso por mim, mas espero que sirva para você também.
"Nosso medo mais profundo não é o de que sejamos incapazes. Nosso medo mais profundo é o de que sejamos poderosos além da conta. É a nossa luz, não as nossas trevas, o que mais nos apavora. Nós nos perguntamos: Quem sou eu para ser Brilhante, Maravilhoso, Talentoso e Fabuloso? Na realidade, quem é você para não ser tudo isso? Você é filho de Deus. Se fazer pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de iluminado em se encolher, para que os outros não se sintam inseguros ao seu lado. Nascemos para brilhar como as crianças o fazem. Nascemos todos para manifestar a glória do universo que está dentro de nós. Não está apenas em alguns de nós: mas em todos nós. E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente, damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. E conforme nos libertamos do nosso medo, nossa presença, automaticamente, liberta os outros." 
(Nelson Mandela - discurso de posse da presidência da África do Sul, 1994)

Um comentário: